Saiba como chegar, aqui!
Um evento Energy Days da EUSEW - Sustainable Energy Week.
EUSEWPor email || kamila.olchowicz@irradiare.com
Ou no eventbrite || www.eventbrite.co.uk
A participação no evento é livre, mas de registo obrigatório.
Este evento tem como objetivo encorajar autoridades locais e regionais, assim como entidades gestoras de transportes e proprietárias de frotas, a adotarem soluções a hidrogénio para uma mobilidade com menos emissões.
O fórum “Soluções de Transporte e Mobilidade de Baixo Carbono Baseadas em Hidrogénio” visa apresentar opções funcionais na área do hidrogénio e células de combustível demonstradas em cidades e regiões europeias, apresentar soluções tecnológicas inovadoras e discutir metodologias para acelerar a implantação e implementação do hidrogénio e tecnologias de células de combustível de forma integrada, nos setores da mobilidade e transportes.
O evento visa também apoiar as autoridades públicas, nomeadamente as responsáveis na área da mobilidade e transportes, na integração de tecnologias hidrogénio e de células de combustível nos seus planos de investimento, desenvolvimento, parcerias e sustentabilidade. Pretende-se também, alinhar as políticas locais e regionais de mobilidade e transportes com as estratégias europeias de mobilidade sustentável, descarbonização, energia e hidrogénio, atraindo assim inovação, investimento e capacitação para estes sectores.
Cidades, regiões, associações do hidrogénio e células de combustível, investidores, indústria, empresas de transportes e outros stakeholders com interesse na área do hidrogénio, assim como interessados em aprofundar o conhecimento sobre clusters locais e interessados em desenvolver parcerias.
10:30 - 11:00 | Café & Registo dos Participantes
11:00 - 11:15 | Sessão de Boas Vindas & Abertura
11:25 - 11:35 | Projetos de demonstração financiados pela FCH JU na área dos transportes de mobilidade inteligente
Pedro Guedes de Campos, Fuel Cell and Hydrogen Joint Undertaking, Diretor de Engenharia Financeira
11:35 - 11:45 | Hidrogénio, células de combustível e mobilidade elétrica nas regiões europeias
Valentine Willmann, HyER, Diretora de Políticas Europeias, Parcerias e Gestão de Projetos
11:45 – 11:55 | Caso de potencial de negócio de uma infraestrutura de abastecimento de hidrogénio em frotas cativas
Emilio Nieto, Centro Nacional de Hidrogénio (CNH2), Diretor Geral
11:55 -12:15 | Coffee break
12:15 - 12:25 | Mobilidade Sustentável aplicada ao Transporte Ferroviário de Passageiros
Manuel Nunes, Siemens Mobility Portugal, CEO
12:25 - 12:35 | Determinação da dimensão e estratégias operacionais ótimas do grupo de tração baseado em tecnologias de hidrogénio e de armazenamento para responder às necessidades ao nível da mobilidade
Henar Olmedo, CIDAUT - Fundación para la Investigación y Desarrollo en Transporte y Energía, Gestor de Projetos
12:35 - 12:45 |
Transição para um Sistema de Mobilidade zero emissões e energia sustentável
Carmen M. Rangel, LNEG, Investigadora Coordenadora
12:45 - 14:00 | Almoço Networking
14:00 - 14:10 | Introdução à Aquisição de Inovação e Metodologia do Caso de Negócio
Ana Lucia Jaramillo, Corvers Procurement Services B.V, Assessora Jurídica em Aquisições
14:10 - 14:20 | Projetos multidisciplinares e de base tecnológica nos setores de energia limpa, mobilidade e sustentabilidade
Marc Rechter, EnerCoutim - Associação Empresarial de Energia Solar de Alcoutim, Co-fundador
Painel Cidades
Preparar o futuro, aprender com o passado - Implementação de políticas zero emissões em regiões selecionadas
15:10 -15:30 | Coffee break
15:30 - 15:40 | Promoção do hidrogénio como um vetor-chave para uma sociedade zero emissões
Nicolas Brahy, Hydrogen Europe, Diretor
15:40 - 15:50 | Hidrogénio: uma das alternativas para o futuro
Jorge Pinto, CaetanoBus, CEO
Sessão de encerramento - visão para o futuro
16:15 - 17:00 | Reunião de projeto, start-ups cafe e networking
A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo surge no seguimento das extintas Associação de Municípios do Médio Tejo e Comunidade Urbana do Médio Tejo, respetivamente, com o intuito de promover o desenvolvimento contínuo e sustentável do seu território de intervenção, com base no planeamento estratégico regional e o apoio às autarquias locais.
O trabalho desenvolvido em conjunto pelas entidades que integram estes órgãos (municípios associados e parceiros sociais e económicos) foca-se na valorização da identidade regional, na articulação e otimização dos serviços públicos, no estímulo à cooperação dos atores locais e regionais e no incentivo à competitividade empresarial.
O Museu Nacional Ferroviário é um espaço de vivência coletiva, diálogo e partilha de saberes, que se abre a todos como um território de reflexão e experimentação de relações entre o património cultural e o papel histórico, simbólico e tecnológico do transporte ferroviário em Portugal.
Este é um Museu de abrangência internacional, que ao contar a história do caminho de ferro em Portugal remete-nos para uma perspetiva singular da história da Europa e do Mundo.
O Museu aposta num modelo de desenvolvimento social e cultural sustentado, aberto a todos os tipos de público.
A Médiotejo21, Agência Regional de Energia e Ambiente do Médio Tejo e Pinhal Interior Sul, tem por missão contribuir para a sustentabilidade e inovação na sua região de influência.
A sustentabilidade energética e climática é um desígnio estratégico de duplo significado. Por um lado, desenvolvimento viável, é desenvolvimento com inovação e com sustentabilidade. Por outro, as estratégias de promoção da inovação e da sustentabilidade são vetores dinamizadores da atividade económica, indutores de desenvolvimento e geradores de emprego.
O Instituto Politécnico de Portalegre é uma instituição de ensino superior portuguesa. Tem como missão criar, transmitir e difundir o conhecimento, orientado para os domínios das ciências económicas e das organizações, tecnologias e engenharia, e design, artes e animação através da formação e qualificação de alto nível para públicos diferenciados, em momentos vários dos percursos académico e profissional e da investigação e desenvolvimento tecnológico para a promoção das comunidades, em cooperação com entidades regionais, nacionais e internacionais, distinguindo-se pela oferta inovadora e pela personalização do ensino.
O Instituto Politécnico de Tomar é uma instituição de ensino superior portuguesa. É constituído pela Escola Superior de Gestão de Tomar e pela Escola Superior de Tecnologia de Tomar, localizadas na cidade de Tomar, assim como pela Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, localizada na cidade de Abrantes.
O gabinete europeu da IrRADIARE, Science for Evolution’s, representa em Bruxelas um número significativo de entidades portuguesas, entre as quais cidades, regiões, municípios, clusters e agências.
A FCH JU é uma parceria pública e privada única, que apoia atividades de investigação, desenvolvimento tecnológico e demonstração (IDT) em tecnologias energéticas de células de combustível e de hidrogénio na Europa. Tem como objetivo acelerar a introdução destas tecnologias no mercado, fomentando o seu potencial como instrumento para a obtenção de um sistema de energia limpa. As células de combustível, como uma tecnologia de conversão eficiente, e o hidrogénio, como fonte de energia limpa, têm um elevado potencial no combate às emissões de dióxido de carbono, na redução da dependência de hidrocarbonetos e no contributo para o crescimento económico. O objetivo da FCH JU é trazer estes benefícios para a europa através de um esforço concentrado de todos os setores.
A Hydrogen Europe - Associação Europeia para o Hidrogénio e Células de Combustível, representa mais de 120 empresas do setor, centros de investigação e associações nacionais. A Hydrogen Europe associa-se à Comissão Europeia no âmbito do programa de inovação Joint Cells and Hydrogen Joint Undertaking (FCH JU), tendo como principal objetivo promover o hidrogénio enquanto vetor de uma sociedade de emissões zero.
A HyER é uma associação de cidades e regiões que trabalham na área do hidrogénio, células de combustível e electromobilidade em regiões europeias. Os dois principais objetivos da HyER são fornecer uma plataforma eficaz para a colaboração entre cidades e regiões, a nível europeu, e coordenar a voz das cidades e regiões a nível da UE sobre estes tópicos.
A Corvers Procurement Services e a Vtrek são especializados em direito europeu dos contratos públicos, inovação, economia, direitos de propriedade intelectual e contratação. A Corvers atua como consultor e especialista externo para órgãos governamentais, oferecendo uma gama completa de serviços, desde investigação académica jurídica e análise até consultoria jurídica e formação.
O Centro Nacional de Hidrógeno funciona como um centro de investigação ao serviço de toda a comunidade científica, tecnológica e industrial e visa impulsionar a pesquisa científica e tecnológica em tecnologias de hidrogénio e células de combustível.
Com sua sede principal localizada em Puertollano (Ciudad Real), foi criada em 2007 como um Consórcio Público entre o Ministério da Educação e Ciência, atualmente o Ministério da Ciência, Inovação e Educação Universitária, e o Governo Regional de Castilla-La Mancha, com cada entidade detentora de uma participação de 50%.
A Linde Portugal, fundada em 1946 como Sogás, foi incorporada na Divisão de Gases do Grupo Linde em 1987. A Linde Portugal, membro da Linde plc, produtor e fornecedor de gases industriais e medicinais, fornece tecnologias avançadas de gás e soluções inovadoras para todas as indústrias.
Museu Nacional Ferroviário
(National Railway Museum)
Rua Eng. Ferreira de Mesquita 1-A, 2330-152 Entroncamento
Aberdeen é a terceira cidade mais populosa da Escócia, uma das 32 áreas do conselho do governo local e a 37ª área urbana mais populosa do Reino Unido. Os principais atores da indústria e do setor público da cidade juntaram forças para financiar e entregar a maior demonstração do mundo de ônibus movidos a célula de hidrogénio em Aberdeen, percebendo a aspiração de se tornar uma cidade líder mundial em tecnologia de baixo carbono. Ao estabelecer uma estação de reabastecimento de hidrogénio de última geração, a primeira estação de produção de hidrogénio em escala comercial e de reabastecimento de ônibus da Escócia inclui a produção de hidrogénio através de eletrólise.
Groningen é o centro das ciências aplicadas para negócios e inovações em energia. A inovação na produção, conversão, armazenamento, transporte e distribuição de hidrogénio verde pode e será uma das principais áreas. Município de Groningen tem a ambição de se tornar neutra em carbono até 2035, tanto o hidrogénio para a mobilidade e aquecimento urbano são importantes desenvolvimentos para contribuir para essa ambição. O acordo climático holandês é uma cooperação nacional entre governos locais e nacionais, empresas de energia, todo tipo de usuários de energia e ONGs. Eles trabalham em um programa para reduzir as emissões de CO2 nos Países Baixos, com 49% em 2030, para uma meta de emissões (quase) zero em 2050.
A cidade de Pau é uma comuna no extremo norte dos Pirinéus, localizada na região de Nouvelle-Aquitaine. A cidade e a própria região estão comprometidas com a transição energética - a escolha do hidrogénio por Pau como solução de emissão zero é um tremendo impulso para a transição energética dos combustíveis. As comunidades estão plenamente conscientes das questões ambientais relacionadas ao transporte e, em particular, à mobilidade das pessoas. Pau se destacou por sua forte escolha e pelo caráter inovador desta cidade de emissões zero. A cidade está demonstrando a viabilidade técnica e econômica da mobilidade verde, combinando a melhoria da qualidade de vida nas áreas urbanas com o alto nível de serviço esperado do transporte público.