Hydrogen Innovation Festival


Região de Hidrogénio
Piloto Europeu no Médio Tejo

Inscrição



29 de Maio, 2018
Biblioteca Municipal de Tomar

- Auditório -

SOBRE


O consumo de eletricidade faz parte do dia-a-dia de cada cidadão, empresa ou atividade. Mais, pode dizer-se que a eletricidade é fundamental a uma vida com qualidade e conforto. Contudo, é ainda uma fonte, na produção, de emissões de CO2 e portanto uma causa para alterações climáticas.

Este evento surge de acordo com a crescente preocupação e consequente procura de fontes de abastecimento energético que sejam positivas para a sustentabilidade, o ambiente, o emprego, o desenvolvimento regional e climaticamente neutras.

É urgente estudar e implementar novos quadros energéticos de referência, que conduzam à diminuição da dependência dos hidrocarbonetos, num quadro de autonomia e independência energética, que respondam adequadamente ao crescimento das economias emergentes e ao desenvolvimento sustentável, no longo prazo.

Há uma grande oportunidade num novo modelo que inclui como fontes primárias as energias renováveis, e que recorre ao Hidrogénio como vetor energético regulador de fontes intermitentes, e como combustível adequado à mobilidade, área onde o Hidrogénio já desempenha em outras regiões do mundo um papel de realce.

Assim, na perspetiva da geração e partilha de novas ideias e soluções, surgem novos desafios que nos conduzem a um futuro com inovação.





MUNICÍPIOS DO MÉDIO TEJO







AGENDA


 29 de Maio de 2018, Tomar

 09:00     Receção dos participantes

 09:15     Sessão de abertura
               Anabela Freitas, Presidente da Câmara Municipal de Tomar
               Jacinto Lopes, Presidente do Conselho de Administração da Médiotejo21
               Maria do Céu Albuquerque, Presidente da CIMT

 09:30     Maria do Céu Albuquerque, CIMT | “Médio Tejo – Região Piloto de Hidrogénio”

 09:45     Pedro Casero, Fundación para el Desarrollo de las Nuevas Tecnologías del Hidrógeno en Aragón
                “Efficient and reliable production of hydrogen in off-grid installations. ELY4OFF Project”
– via internet

 10:00     Manuel Carvalho, Linde | “Produção e Distribuição do Hidrogénio”

 10:15     Paulo Brito, IPP | “Produção de Hidrogénio a partir de biomassa”

 10:30     Paolo Piccardo, University of Genova
               “Endurance - Enhanced Durability Materials for Advanced Stacks of New Solid Oxide Fuel Cells”
– via internet

 10:45     Coffee Break

 11:05     Alfonso Bernad, Fundación para el Desarrollo de las Nuevas Tecnologías del Hidrógeno en Aragón
               “HyTechCycling - New technologies and strategies for fuel cells and hydrogen technologies in the phase
               of recycling and dismantling”
– via internet

 11:20     Luís Maia, FCT | “Oportunidades para a área do Hidrogénio no Horizonte 2020”

 11:35     João Patrício, IPT | “O papel do IPT no apoio à inovação na Região”

 11:50     Carmen Rangel, LNEG | “Desafios do Hidrogénio como Vetor Energético em Portugal: Prioridades em Tecnologia e Infraestruturas”
               – via internet

 12:05     Debate

 12:30     Almoço

 14:00     Pedro Guedes de Campos, FCH JU | “Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking: Joint Technology Initiative; Projects and Calls;
               Regions&Cities Initiative” – via internet

 14:15     George Avgouropoulos, University of Patras | “IRMFC - Development of a Portable Internal Reforming Methanol High
               Temperature PEM Fuel Cell System”
– via internet

 14:30     Federico Zenith, SINTEF | “Giantleap: improving the reliability of hydrogen buses

 14:45     Martins Soares, Águas de Portugal | “Grupo AdP - Um projeto de mobilidade ajustado às alterações climáticas”

 15:00     Ricardo Amaral, Toyota | “Visão Toyota Rumo a uma Sociedade do Hidrogénio”

 15:15     Matteo Testi, Fondazione Bruno Kessler | “Research and innovation on novel technologies for hydrogen production, handling,
               storage and utilization: EDEN and CH2P projects” – via internet

 15:30     Valentine Willmann, HyER | “Hydrogen sector: opportunities for cities and regions in Europe” – via internet

 15:45     Paulo Martins, Rui Frazão, Paulo Partidário & Mónica Pinheiro, DGEG/DEIR | “Potencial do Hidrogénio e desenvolvimento
               do Roteiro para Portugal - ponto de situação”

 16:00     Campos Rodrigues, AP2H2 | “Roteiro para a Economia do Hidrogénio - a oportunidade do Portugal 2030”

 16:15     Debate

 16:45     Sessão de fecho
               Exposição do Toyota Mirai – movido a hidrogénio


*O evento é aberto a todos os interessados, mas sujeito a inscrição.





Oradores




// Presidentes





Anabela Freitas

Presidente da Câmara Municipal de Tomar; Presidente da Assembleia Geral da Rede de Judiarias; Membro da Direção da Associação de Municípios de Vale do Tejo; Membro da Direção da Resitejo – Associação de Gestão e tratamento dos Lixos do Médio Tejo; Membro da Direção da ADIRN -Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte; Membro do Comité Diretor do Conselho dos Municípios e Regiões da Europa em representação da Associação Nacional de Municípios Portugueses;
Vice-Presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, membro da direção da Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico e representante da Associação Nacional de Municípios Portugueses na Comissão Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Comissão Nacional de Combate à Desertificação.





Jacinto Lopes

Presidente do Conselho de Administração da MédioTejo21.
Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.





Maria do Céu Albuquerque

Presidente da Câmara Municipal de Abrantes; Presidente da Comunidade Intermunicipal do Medio Tejo; Presidente da Direção da Tagusvalley; Membro da Assembleia Geral da TECPARQUES; Membro do Conselho de Administração da IASP International; Presidente da Assembleia Geral da VALNOR; Presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil; Conselheira do Conselho Económico e Social;
Membro do Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios; Representante da ANMP no Conselho das Comunidades e Regiões da Europa na Comissão Permanente para a Igualdade das Mulheres e dos Homens na Vida Local; Representante da ANMP na Comissão de Gestão Técnica do Fundo de Promoção dos Direitos do Consumidor e no Órgão Consultivo do Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores.



// Técnicos Nacionais





Campos Rodrigues

Presidente da AP2H2, Associação Portuguesa de Hidrogénio; Fundador e gestor da GSyF; Consultor de Energia.





Carmen Rangel

Dra. Carmen M. Rangel é Coordenadora de Investigação no Laboratório Nacional de Energia e Geologia em Portugal. É doutorada pela Universidade de Leeds, Reino Unido em 1980 e, logo depois, obteve uma bolsa pós-doutorado na Universidade de Newcastle-upon-Tyne, Reino Unido.
Enquanto Coordenadora de Investigação, esteve envolvida na implementação de uma infraestrutura para Investigação Avançada em Hidrogénio, Células de Combustível e Baterias, para enfrentar os desafios da Energia através de um portfólio de projetos no campo dos novos materiais para dispositivos eletroquímicos para conversão de energia.





Paulo Martins, Rui Frazão, Paulo Partidário & Mónica Pinheiro - DGEG/DEIR

A Divisão de Estudos Investigação e Renováveis da DGEG, na dependência direta do Diretor-Geral, tem as suas atribuições definidas no Despacho n.º 4581/2015 (6 Maio), nomeadamente: Acompanhar a inovação dos processos de produção de energia, incluindo a perspetiva da proteção do ambiente; Realizar estudos e projetos de investigação nos domínios da energia renovável, e da eficiência energética, articulando com os outros serviços da DGEG; Acompanhar, em articulação com as instituições do sistema tecnológico e científico nacional, a identificação do potencial do hidrogénio para fins energéticos, bem como, as melhores soluções para o seu aproveitamento.
Esta Divisão tem em curso 7 projetos de I&I, dos quais 4 são cofinanciados a nível Nacional, e três financiados pelo H2020. Atualmente tem 7 investigadores e 5 técnicos superiores, nos quais se incluem 5 doutorados em diferentes áreas de especialidade.





João Patrício

João Patrício é licenciado em Matemática e Doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade de Coimbra. É docente do Instituto Politécnico de Tomar há quase 20 anos, tendo sido diretor da Unidade Departamental de Matemática e Física desta instituição.
Presentemente desempenha as funções de Diretor da Escola Superior de Tecnologia de Tomar do IPT, bem como de Coordenador do Centro de Investigação em Cidades Inteligentes do IPT.





Luís Maia

Luís Maia é ponto de contacto nacional (NCP) para o Programa Horizonte 2020 nas áreas de Transportes, Aviação e Energia, acompanhando o Desafio Societal 4 - “Transportes Inteligentes, Ecológicos e Integrados”, o Desafio Societal 3 - “Energia Segura, Não Poluente e Eficiente”, e as iniciativas Clean Sky, SESAR, Shift2Rail e Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking.
Isto implica, entre outras coisas, a organização de eventos dedicados à divulgação do programa H2020, a organização de workshops sobre escrita de propostas, e a promoção do networking entre todas as entidades envolvidas na I&D&I na área dos transportes e energia, tanto a nível nacional como a nível europeu. Luís Maia é doutorado em Sistemas de Transportes, tendo experiência na área de consultoria.





Manuel Carvalho

Manuel Carvalho é licenciado em Engenharia Mecânica, pela na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde realizou uma Pós-graduação em Engenharia Ambiental com especialização em Águas e Tratamento de Efluentes.
Iniciou a sua atividade profissional em 1995, na empresa Ernesto São Simão, Lda., como responsável de vendas e marketing. Desde abril de 1997 que trabalha na Linde Portugal, Lda., como engenheiro de aplicações no sector dos gases industriais.





Martins Soares

José Maria Martins Soares é Presidente do Conselho de Administração da AdP Energias – Energias Renováveis e Serviços Ambientais, S.A., com funções executivas, desde setembro de 2016.
Licenciatura e Mestrado em Engenharia Metalomecânica pela Universidade do Minho.





Paulo Brito

É Licenciado em Engenharia Química, ramo de Processos e Indústria, pelo Instituto Superior Técnico; Mestre em “Corrosion Science and Engineering” pelo UMIST, Universidade de Manchester; Doutor em Engenharia Química, pelo Instituto Superior Técnico na área da electroquímica – sobre células galvânicas. Possui, também um MBA – Master os Biseness and Administration.
É Professor Coordenador, com Agregação, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Portalegre, onde exerce funções de Presidente do Conselho Técnico Científico e Coordenador do Centro de Investigação de Valorização de Recursos Endógenos – VALORIZA.





Ricardo Amaral

Ricardo Jorge Bastos Amaral é Diretor de Marketing, Comunicação & CRM da Toyota Caetano Portugal desde 2015, empresa que faz parte do Grupo Salvador Caetano. Iniciou a atividade na Toyota em 2001, tendo passado também pela marca Lexus, focado nas áreas de marketing, produto, comunicação e satisfação de cliente, contribuindo na gestão dos programas e eventos de cariz ambiental e sustentabilidade de ambas as marcas, como são os casos do programa “1 Toyota1 árvore”, estratégia de implementação das viaturas híbridas e projeto de introdução do plug-in em Portugal.
Licenciatura em Gestão, pela Faculdade de Economia do Porto.



// Técnicos Internacionais





Alfonso Bernad

Alfonso Bernad, técnico do Departamento de Consultoria da Fundação para o Desenvolvimento de Tecnologias de Hidrogénio de Aragão, é engenheiro pela Universidade de Zaragoza e trabalha no projeto HyTechCycling na parte de Modelo de Negócio deste projeto.





Federico Zenith

É cientista de pesquisa sénior no instituto de pesquisa SINTEF de Trondheim, na Noruega. Tem trabalhado com o hidrogénio e células de combustível desde 2002, com foco em aspetos dinâmicos e de controlo, e coordenou três projetos da UE sobre diagnósticos e prognósticos de células de combustível e produção de hidrogénio a partir do vento.
Liderou ou colaborou projetos de implementação de soluções de hidrogénio em navios, ferrovias, veículos industriais, autocarros, sistemas de μCHP e parques eólicos.





George Avgouropoulos

É professor assistente no Departamento de Ciência dos Materiais com um diploma M.Sc. em Energia e Ambiente e um diploma Ph.D. em Engenharia Química pela UPAT.
Tem uma vasta experiência em catálise, produção de H2 através de reforma de metanol a baixa temperatura, reator e engenharia de célula de combustível.





Matteo Testi

Dr. Matteo Testi é doutorado em física na Universidade de Trento (2017) no âmbito dos novos materiais e métodos para tecnologias de armazenamento de hidrogénio em estado sólido e é mestre em ciência de materiais na Università Cà Foscari de Veneza (2012). Está envolvido em vários projetos europeus da FCH JU.





Paolo Piccardo

Paolo Piccardo, Ph.D., professor associado em Metalurgia na Universidade de Genova, Itália, é o coordenador do grupo de pesquisa de Materiais e Metalurgia do Departamento de Química e Química Industrial.
As suas atividades de pesquisa estão principalmente focadas em: Energia limpa através do hidrogénio com especial relevância em SOFC (solid oxide fuel cell); Fabrico de metais aditivos e respetivo impacto nas propriedades mecânicas e químicas; Fabrico moderno de metal; Interação metal-ambiente; Metalurgia antiga.





Pedro Casero

É mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade de Zaragoza, Espanha. Ele tem mais de 15 anos de experiência na área de P&D no setor de energia, enquanto trabalhava no Departamento de P&D na planta de demonstração IGCC de Puertollano, onde desenvolveu projetos na área da captura de CO2, produção de H2, gaseificação de biomassa e otimização de processos.
Ele ingressou na Fundação do Hidrogénio de Aragão em 2016 e é atualmente o Gerente da Área de Inovação, onde são desenvolvidos projetos baseados na aproximação das tecnologias de hidrogénio ao mercado.





Pedro Guedes de Campos

Diretor de Engenharia Financeira na FCH JU - the Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking (uma instituição europeia exclusivamente dedicada à gestão de fundos do Horizonte 2020 para células de combustível e hidrogénio).





Valentine Willmann

Valentine é Diretora de Políticas, Parcerias e Projetos na HyER. É mestre em Cooperação Europeia e Gestão de Projetos Europeus. Na HyER, está envolvida numa ampla gama de atividades no sentido de apoiar os membros a desenvolver atividades no âmbito do hidrogénio e da eletro mobilidade nas suas cidades e regiões.





LOCAL


Hydrogen Innovation Festival vai ter lugar na Biblioteca Municipal de Tomar.
A localização do evento pode ser consultada aqui.